quarta-feira, 14 de abril de 2010

Mulheres gastam mais de oito anos da vida fazendo compras, mostra pesquisa

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Por ano, mulheres saem às compras 301 vezes, gastando 399 horas. Em 63 anos, compras representam 25 mil horas.
A mulher gasta em média oito anos de sua vida fazendo compras. Um estudo feito pela empresa internacional de pesquisa de mercado OnePool mostrou que comprar itens para a casa e manter a família alimentada e vestida representam 25.184 horas e 53 minutos durante um período de 63 anos.

A pesquisa ainda descobriu que a mulher faz 301 incursões para fazer compras – resultando em um total de 399 horas e 46 minutos por ano.

Trabalho duro

Entre as duas mil mulheres entrevistadas, verificou-se que elas fazem compras, no mínimo, 51 vezes por ano. “Parece que muitos acham que as mulheres só fazem compras quando estão adquirindo roupas para elas”, afirmou um porta-voz da OnePoll. “Mas elas, quase com a mesma frequência, fazem compras para a família inteira e isso pode ser um trabalho inacreditavelmente difícil”.

Até mesmo as compras de comida levam mais de uma hora para serem completadas e, com suas 84 viagens ao supermercado, elas gastam 64 horas e 55 minutos entre as prateleiras.

Para si e para os outros

As mulheres dedicam 90 idas às compras para manter sua aparência em dia: 30 para compras de roupas, 15 vezes para comprar sapatos, 18 para acessórios; artigos de higiene pessoal as levam às compras 27 vezes em um ano. “No fim, um total de 100 horas e 48 minutos são dedicados às pechinchas e últimas tendências da moda”.

Presentes para amigos e família exigem 36 horas e 17 minutos em 19 visitas às compras, enquanto livros as levam às compras 57 vezes, nas quais gastam 31 horas e 21 minutos por mês.

Supermercado é condenado por recusar cheque

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Lojas não podem recusar pagamento em cheque sem restrição cadastral. Com esse entendimento, a 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul condenou uma rede de supermercados a pagar indenização por danos morais de R$ 5 mil a um cliente que teve seu cheque recusado sem justificativa.

O consumidor ajuizou ação na Comarca de Santa Rosa (RS) alegando que foi tratado com hostilidade pelos funcionários do supermercado, que o impediram de pagar suas compras de R$ 356 em cheque, apesar da inexistência de restrição cadastral. No momento, a conta teve de ser quitada por sua sobrinha. Ao sair do estabelecimento, o cliente ainda foi acusado de levar produtos sem pagar.

Para o relator da apelação, o desembargador Jorge Alberto Schreiner Pestana, o cheque é ordem de pagamento à vista e a empresa deve assumir a responsabilidade de aceitar os meios ordinários de pagamento. Segundo ele, compete ao supermercado esclarecer as situações que ensejam a recusa de cheques a fim de evitar expor seus clientes ao vexame e ao constrangimento, devendo suportar os danos causados ao consumidor lesado. Com informações da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Álcool fica 6,11% mais barato no RJ e volta a ser vantajoso

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Abastecer o carro com álcool combustível voltou a ser vantajoso no Rio de Janeiro, segundo levantamento de preços feito nesta semana pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Em relação a semana passada, o consumidor fluminense pagou 6,11% a menos pelo litro. O valor médio, nos postos, está situado em R$ 1,812, ante R$ 1,930, de 28 de março a 3 de abril.

Além do Rio, optar pelo álcool, em termos de economicidade, é viável em outros oito Estados --Bahia, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Tocantins.

Cálculos de especialistas, baseados no poder calorífico dos combustíveis, apontam que o álcool é competitivo até chegar a 70% do preço da gasolina. Para fazer a conta, deve-se dividir o preço do álcool pelo da gasolina. Se o resultado ficar acima de 0,70, o álcool deixa de ser vantajoso.

Na média de todo o Brasil, o litro do álcool ficou 1,83% mais barato nesta semana, segundo a pesquisa da ANP. O levantamento feito em mais de 8.200 postos em todo o Brasil indica que o litro do combustível renovável custa, em média, R$ 1,664.

Nas últimas quatro semanas, o preço do álcool recuou 9,47%. Na semana de 14 a 20 de março, era encontrado por R$ 1,838 médios.

Em São Paulo, quem usa álcool paga, em média, R$ 1,409 pelo litro. Na comparação com a semana passada, o preço retraiu 0,91%. Em um mês, o levantamento da ANP observou uma queda de 13,02% no preço médio do combustível, nas bombas de todo o Estado. Os preços foram coletados em 2.378 estabelecimentos.

Quem opta pela gasolina paga, em média, R$ 2,559, na média de todo o Brasil. Sobre o preço da semana passada, houve retração de 0,23%. Nas últimas quatro semanas, o litro da gasolina ficou 0,93% mais barato.

O motorista que abastece nos postos de São Paulo paga, em média, R$ 2,436 pelo litro da gasolina, variação negativa de 0,24% na comparação com a semana passada. Em um mês, o litro da gasolina teve queda de 1,14% nas bombas paulistas.

Yahoo indenizará jovem que teve intimidade amorosa exposta na internet

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A 2ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça condenou a Yahoo do Brasil ao pagamento de indenização de R$ 20 mil, em favor de uma jovem que teve fotos de seu relacionamento amoroso com um ex-namorado expostas na internet.

A decisão da Câmara reduziu a condenação imposta em 1º grau, que havia fixado indenização cinco vezes maior que a concedida agora. Em ambas as instâncias, porém, as fotos foram reconhecidas como ofensivas à honra e à imagem da jovem, por mostrar momentos de sua intimidade com o ex-namorado.

No recurso que interpôs para o TJ, a Yahoo do Brasil alegou ilegitimidade passiva e cerceamento de defesa, ainda que não tenha negado a existência da página disponibilizada na internet com fotos constrangedoras.

A empresa sustentou que o responsável pela criação da página – não identificado no processo – utilizou-se de recursos oferecidos pela Yahoo! internacional, com sede nos Estados Unidos, e, por meio dela, montou e colocou na rede tal material.

O desembargador Sérgio Izidoro Heil, relator da apelação, analisou a questão por outro prisma. Para ele, a Yahoo do Brasil, empresa constituída sob as leis brasileiras, explora o serviço de provedor em parceria com a matriz norte-americana.

A Yahoo do Brasil, segundo os autos, é mero ramo brasileiro da empresa norte-americana, a qual detém 90% do capital social da filial nacional, com os restantes 10% em mãos de holding também pertencente ao grupo Yahoo. A partir disso, o magistrado entendeu que a Yahoo do Brasil aproveita os serviços e o prestígio da matriz, no intuito de obter para si idêntico sucesso comercial.

Não é possível, para Heil, que a empresa usufrua das vantagens sem assumir o ônus de suportar as consequências eventualmente danosas de tal cooperação. A decisão foi unânime.

Indenização: operadora de telefone

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A Telemig Celular, nome anterior da operadora Vivo, foi condenada a título de danos morais, acusada de propaganda enganosa sobre o plano “Poupo”. A 17ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) reformou em parte a decisão de 1ª Instância, da comarca de Juiz de Fora.

A consumidora L.L.L ajuizou ação contra a Telemig alegando que adquiriu um aparelho telefônico através da promoção Poupo, cuja propaganda divulgou que se tratava de aparelho de telefonia fixa. L descobriu pela alta tarifa que era um telefone celular. Pediu assim, devolução do valor pago e indenização por danos morais, por ser induzida a erro e pela inclusão de seu nome nos cadastros ao crédito.

O juiz entendeu que nos autos ficou comprovada a veracidade das afirmações da vítima, vez que o telefone possui características residenciais. Ainda concordou que o anúncio não foi claro. A Telemig foi condenada a pagar indenização por danos morais de R$ 5 mil, além da devolução do valor pago pelo aparelho e correção monetária a partir da data da compra.

A Telemig, inconformada, entrou com recurso sustentando que não houve propaganda enganosa, já que não foi informado de que se tratava de um plano de telefone fixo. Defendeu ainda as vantagens da promoção e informou as tarifas cobradas à consumidora.

A desembargadora Márcia de Paoli Balbino, relatora do recurso, disse que o valor determinado pelo juiz é proporcional as circunstâncias, mas quanto a correção monetária, alega que a incidência deveria ocorrer a partir do arbitramento dos danos morais e não a partir da compra.

Votaram de acordo com a desembargadora os desembargadores Lucas Pereira e Eduardo Mariné da Cunha.

Faculdade particular não poderá cobrar por diploma

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Expedição e registro de diploma são parte dos serviços educacionais prestados, decide conselho

Mariana Mandelli - O Estado de S.Paulo

As faculdades particulares não poderão mais cobrar para expedir e registrar os diplomas dos cursos superiores. A decisão, que está no parecer N.º 11/2010 do Conselho Nacional de Educação (CNE), foi homologada no dia 1.º e publicada ontem no Diário Oficial da União.

A discussão sobre a cobrança, que existe há anos, ganhou força em 2008, quando a Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro pediu que o MEC se manifestasse sobre o assunto. Maranhão, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais também cobraram um posicionamento.

Para o CNE, a expedição e o registro do diploma são indissociáveis dos serviços educacionais prestados pela instituição – a não ser que a impressão tenha recursos gráficos especiais.

“Não havia uma atitude homogênea por parte das faculdades”, explica o membro do CNE e relator do parecer, Milton Linhares. “Os custos para expedir e registrar o diploma devem estar inseridos no contrato de prestação de serviço.”

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Raro diamante azul em leilão é vendido por US$ 6,4 milhões

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Diamante azul

Diamante azul superou a expectativa da casa leiloeira Sotheby's

Um diamante azul raro e puro foi vendido em um leilão em Hong Kong nesta quarta-feira por US$ 6,4 milhões.

O valor da pedra, originalmente da Coleção Milênio da De Beers, superou as estimativas iniciais de até US$ 5,8 milhões feitas pela casa leiloeira Sotheby's.

O diamante é um dos 12 de uma coleção que a De Beers disse que levou décadas para reunir. A coleção foi exibida ao público no Domo do Milênio, em Londres, em 2000.

Na época, a polícia londrina conseguiu frustrar o plano de uma quadrilha de ladrões para roubá-la.

O diamante azul na forma de pera foi o primeiro da coleção a ser oferecido aos compradores. A coleção com 11 diamantes azuis, que foram lapidados pelo Steinmetz Diamond Group, saiu por US$ 52,4 milhões.

Nove dos 11 diamantes receberam a classificação mais alta para um diamante colorido: ''Fancy vivid'', com pureza máxima, ou seja, sem inclusões de carbono não-cristalizado.

Não é de surpreender que a Sotheby's tenha escolhido Hong Kong para realizar o leilão. Na medida em que a economia chinesa cresce, os consumidores manifestam uma crescente disposição para comprar bens de alto luxo.

Pouquíssimas minas no mundo produzem diamantes azuis. As gemas adquirem a cor quando o elemento químico boro está presente durante sua formação.

Mulher com raro tipo de Alzheimer não reconhece filha recém-nascida

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Rebecca Doig

Rebecca foi descrita pelo marido como 'alegre e extrovertida'

Uma australiana de 31 anos de idade, que sofre de uma rara forma do Mal de Alzheimer, não consegue reconhecer a própria filha, uma menina saudável nascida na semana passada.

Rebecca Doig foi diagnosticada com a doença em agosto de 2009, quando os exames também mostraram que ela estava grávida.

Segundo jornais australianos, acredita-se que ela seja a única mulher a ter sido diagnosticada com esta forma da doença – semelhante à que atinge os idosos – causada por mutações no gene PSEN1.

Desde que a filha, Emily Rebecca Doig, nasceu, a mãe não consegue cuidar da bebê e sequer conseguiu segurá-la.

Os primeiros sintomas da doença começaram a surgir em 2008, quando Rebecca esquecia onde tinha colocado a bolsa ou as chaves de casa.

Depois de perder vários empregos por “cometer erros”, a jovem passou a se consultar com um psiquiatra e foi diagnosticada com depressão.

Mas sua condição continuou se deteriorando e ela foi diagnosticada com Alzheimer ao mesmo tempo em que soube que seria mãe.

Atualmente, Rebecca Doig precisa de cuidados 24 horas por dia. Seu marido, Scott Doig, disse à imprensa australiana que ela perdeu a memória recente e as emoções.

“Seus lobos frontal, parietal e temporal encolheram”, disse ele ao jornal local Hornsby and Upper North Shore Advocate.

Scott Doig descreveu a filha como um “milagre”. “Emily é perfeita”, disse ele à mídia. “Ela é uma coisinha linda e muito saudável”.

A gravidez foi tranqüila e a Emily nasceu de cesariana, pesando 2,82 quilos, na última terça-feira.

O pai, que já cuida da mulher, agora também tem que aprender a cuidar da bebê recém-nascida.

“O caminho daqui para a frente será extremamente difícil, não há dois modos de se ver isso”, disse ele, que descreve Rebecca como sendo uma pessoa alegre e extrovertida antes da doença.

A bebê Emily não herdou da mãe o defeito genético que causa a doença.