domingo, 2 de maio de 2010

Polícia desativa carro-bomba encontrado na Times Square de Nova York

0

Polícia bloqueia acesso à Times Square, em Nova York

Imagens de circuito interno de TV da zona estão sob análise pela polícia

Autoridades de Nova York, nos Estados Unidos, confirmaram neste domingo ter desativado um carro com material explosivo encontrado na Times Square, um dos pontos turísticos mais agitados da cidade.

O comissário de polícia local, Ray Kelly, afirmou que uma caminhonete Nissan estacionada na altura da rua 45 continha material exploivo suficiente para criar uma "grande bola de fogo".

A correspondente da BBC em Nova York Caroline Hepker afirmou que o veículo levava também contêiners de gás propano, gasolina, fogos de artifício e relógio com pilha.

A polícia foi alertada por um vendedor de rua alertou a polícia, que cercou e evacuou a área por volta das 22h30 do sábado.

Varios edifícios comerciais foram esvaziados e as linhas de metrô foram interrompidas.

O presidente americano, Barack Obama, elogiou a resposta rápida da polícia nova-iorquina. Segundo um comunicado da Casa Branca, Obama está acompanhando de perto todas as notícias sobre a descoberta do carro-bomba.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, afirmou em entrevista coletiva que o veículo poderia causar muitas mortes.

Polícia bloqueia acesso à Times Square, em Nova York

Ponto turístico é um dos mais movimentados de Nova York

"Não temos idéia de quem fez isto nem por quê. O incidente nos recorda dos perigos que enfrentamos", disse.

Equipes de desativação de bombas da polícia e agentes do FBI, a polícia federal americana, examinaram o veículo e o material contido nele, que foi depois transportado para fora da cidade e detonado.

Segundo o porta-voz da polícia, Paul Browne, as autoridades estão investigando informações de que uma pessoa foi vista fugindo da cena. Imagens de circuito interno de TV da área estão sendo analisadas.

A polícia nova-iorquina tem permanecido em estado de alerta desde os atentados de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas, que mataram milhares de pessoas.

Em dezembro do ano passado, partes da Times Square foram bloqueadas quando a polícia investigava um furgão. Mas as suspeitas acabaram se revelando um alarme falso.

0 comentários: