sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Pai descobre tratamento para doença rara da filha na internet .

0

O tratamento com o medicamento foi positivo e livrou a menina de cirurgia

uem pensa que internet só tem besteira, se engana. Foi na rede mundial de computadores que Andy Durham encontrou um medicamento para tratar da doença rara da filha, Charlotte, de 18 anos. E o sistema de saúde da cidade onde a jovem mora, bancou o medicamento.


A filha com hipertensão intracraniana idiopática, um transtorno neurológico que aumenta a pressão interna no cérebro, levando a dores de cabeça alucinantes e que podem causar cegueira, tomou durante dez dias o remédio com substância octreotide. Era a única chance para não passar por uma cirurgia ou até mesmo ficar cega. Já que o transtorno foi medicado anteriormente, e não vinha apresentando resultado.


Quem financiou o medicamento, foi o sistema de saúde público britânico, o NHS, após o pai conseguir convencer que tinha encontrado o remédio adequado para o tratamento. Segundo pesquisa feita pelo pai, o remédio obteve bons resultados no tratamento de 24 pacientes da doença, de um grupo de 26, durante um estudo médico na Grécia.


Ao comentar sua condição, a jovem disse: “Estava com medo de ficar cega. Todos os remédios que usei me deixaram pior, então, disse a minha mãe e ao meu pai: ‘Estou desistindo’”. De acordo com o pai da garota, Andy Durham, o remédio é usado normalmente para problemas de crescimento anormal, “mas havia ajudado pacientes de hipertensão intracraniana idiopática”, explica.


Charlotte corria o risco de ter que passar por uma cirurgia na qual o líquido cefalorraquidiano (LCR), que causa o aumento da pressão dentro do crânio, é drenado para outra cavidade corporal. Após o tratamento positivo, a jovem descartou a possibilidade de cirurgia.


“Este fato vem mostrar o quanto a internet e as redes sociais são importantes para a vida na atual modernidade, quando utilizada de forma correta e com responsabilidade. O contato com a tecnologia traz ao homem novas expectativas frente aos acontecimentos de sua vida, ultrapassando fronteiras e encontrando soluções muitas vezes inesperadas que podem mudar um destino”, enfatiza a tutora do Portal Educação, psicóloga Denise Marcon.

0 comentários: