terça-feira, 24 de agosto de 2010

SC: pinguins aparecem na Lagoa da Conceição, em Florianópolis.

0

Banhistas que foram à Lagoa da Conceição encontraram pinguins, embora a tarde registrasse mais de 30ºC Foto: Fabricio Escandiuzzi /Especial para Terra


Banhistas que foram à Lagoa da Conceição encontraram pinguins, embora a tarde registrasse mais de 30ºC


Cinco pinguins fizeram a alegria dos banhistas na tarde desta terça-feira em plena Lagoa da Conceição, um dos pontos mais movimentados de Florianópolis. Os animais nadaram próximo à várias embarcações, chegaram até a ficar bem perto dos banhistas, na margem da Lagoa. Mesmo o movimento intenso de curiosos e o ruído dos veículos não afugentaram os visitantes.

A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina não informou se os pinguins haviam conseguido escapar do Centro de Triagem ou se realmente haviam se perdido e entrado no canal da Lagoa da Conceição.

Com o calor de quase 30ºC registrado nesta terça-feira em Florianópolis, a Lagoa reuniu vários banhistas e registrou movimento intenso de embarcações. Os cinco pinguins chegaram a se aproximar dos barcos e lanchas.

"Estava nadando e consegui botar a mão em um deles, que tem uma placa de identificação na pata", disse Rafael Opípari, 14 anos. "Assim que cheguei perto ele mergulhou e foi aparecer do outro lado".

Nesta época do ano é comum o aparecimento de pinguins nas praias de Florianópolis. Eles migram da região da Patagônia, mas muitos acabam morrendo no meio da viagem e outros chegam muito debilitados na costa brasileira. Na Lagoa da Conceição, entretanto, aparecem apenas os animais que estão perdidos ou que escapam do Centro de Triagem da PM Ambiental.

Com a onda de frio registrada no início do mês de agosto, mais de vinte pinguins apareceram mortos apenas na praia do Campeche, na região sul de Florianópolis. Outros 20 foram recolhidos com vida em outras praias e receberam tratamento no Centro de Triagem.

0 comentários: