sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Com o fim da greve, clientes devem redobrar a atenção às cobranças indevidas.

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Com o fim da greve de 15 dias realizada pelos bancários, os clientes correram às agências nesta quinta-feira (14/10) para pagar as contas. Quem não conseguiu fazer alguns pagamentos dentro do prazo por causa da paralisação deve ficar atento às cobranças indevidas. Os bancos não podem cobrar dos clientes multas por atraso das faturas que só podem ser pagas na boca do caixa. Quem se sentir lesado pode procurar o Insituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF).

O diretor-geral do Procon-DF, Oswaldo Morais, explica que o cliente deve ir à agência bancária e tentar negociar com a gerência o pagamento da conta em atraso. Caso não cheguem a um acordo, a pessoa deve procurar o órgão para formalizar uma reclamação. "Mas é melhor pagar a conta primeiro e depois recorrer ao Procon", recomenda Morais. Segundo ele, a procura pelo serviço no instituto costuma aumentar após uma greve bancária, principalmente pelo número de atendimento 151.

No entanto, a paralisação não exime o consumidor de quitar as dívidas dentro do prazo estipulado. Para isso, os fornecedores têm obrigação de oferecer opções de pagamento como caixa eletrônico, internet, casas lotéricas ou até presencialmente, na sede da empresa. Se isso não ocorrer, o cliente deve levar cópias da carteira de identidade e do CPF, além de um comprovante de que a fatura foi paga sem a desconsideração dos juros. "O Procon entrará em contato com o banco para entrar em acordo. Se não tivermos êxito, notificamos a instituição", detalha o diretor-geral. O banco poderá ainda ser multado se cumprir a recomendação do órgão de defesa do consumidor.

Morais esclarece ainda que quem sentir prejudicado com a paralisação dos bancários pode entrar na Justiça para conseguir a reparação do dano sofrido.
Fonte: Correio Braziliense - 15/10/2010

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