sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Juro ao consumidor chega ao menor patamar desde 1995, aponta Anefac.

0

SÃO PAULO - Apesar do aumento da Selic entre abril e julho, a taxa de juros ao consumidor registrou a terceira queda mensal consecutiva em setembro. A média para as operações de crédito está em 6,74% ao mês (118,74% ao ano), segundo uma pesquisa feita pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). Este é o menor patamar desde 1995.

Em relação a agosto, a taxa média recuou 0,1 ponto percentual. A taxa para o cheque especial, no entanto, teve ligeira alta foi de 7,45% ao mês para 7,47% ao mês. O juro do cartão de crédito permaneceu estável em 10,69% ao mês, um dos mais altos.

Para pessoa jurídica, a taxa média ficou em 3,78% ao mês (56,09% ao ano), a menor desde março. Das três linhas de crédito pesquisadas, capital de giro e desconto de duplicatas tiveram suas taxas de juros reduzidas.

A queda dos juros foi influenciada pela redução dos índices de inadimplência e pela competição entre as instituições financeiras, na avaliação do coordenador da pesquisa, Miguel de Oliveira. O economista também cita fatores conjunturais, como o bom momento da economia brasileira e a normalização do mercado externo.

Na próxima semana, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne para definir o futuro da taxa básica de juros da economia brasileira, atualmente, em 10,75% ao ano. O consenso do mercado é de que o Banco Central manterá a taxa no atual patamar.

0 comentários: