segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Obama volta a Washington sem conseguir descansar nas férias

0

Obama não teve uma semana de descanso como desejava ao lado da família
30 de agosto de 2009
AP

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, voltou neste domingo a Washington ao concluir uma semana de férias na exclusiva ilha de Martha's Vineyard, no litoral de Massachusetts. O período foi marcado pela morte do senador democrata Edward Kennedy. O avião presidencial retornou a Washington e Obama desceu da aeronave sem fazer declarações à imprensa.

No último dia de suas primeiras férias desde janeiro, quando assumiu o poder, Obama levou as filhas, Sasha e Malia, para comprar doces e sorvetes em uma loja próxima à casa que alugou em Blue Heron. Embora Obama tenha conseguido separar tempo para jogar golfe, não foi uma semana de descanso, como desejava: na terça-feira, anunciou que pediu ao presidente do Federal Reserve (FED, banco central dos EUA), Ben Bernanke, que permaneça no cargo por outros quatro anos.

Kennedy morreu na noite de terça-feira, aos 77 anos, após uma batalha de 15 meses contra um câncer cerebral e foi Obama quem fez no sábado um discurso em uma missa fúnebre perante 1,5 mil convidados na Basílica de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Boston. A família presidencial fará sua seguinte tentativa de férias a partir de quarta-feira, por causa da ponte pelo feriado do Dia do Trabalho, que nos Estados Unidos é comemorado na primeira segunda-feira de setembro.

Mas, nesta ocasião, a família Obama irá à casa de descanso presidencial em Camp David (Maryland), segundo a Casa Branca. O presidente "buscará um pouco de descanso quando for (a Camp David)", disse o porta-voz da Casa Branca que o acompanhou a Massachusetts, Bill Burton.

Massa de ar seco favorece dia de sol em SC e lota praias

0

As temperaturas típicas de verão durante o inverno em todo o Estado de Santa Catarina deixaram mais uma vez algumas praias cheias em Florianópolis, desde o início da manhã deste domingo. Uma grande massa de ar mais seco predominou sobre o Estado, garantindo um dia com tempo firme. O sol brilhou forte, fez calor à tarde e não choveu.

Segundo a Climatempo, amanhã o sol deve brilhar forte. O tempo pode seguir firme e sem chuva. A aproximação de uma frente fria favorece a intensificação do vento.

Com os termômetros chegando a casa dos 32°C em Florianópolis e o dia muito ensolarado, a movimentação em algumas praias começou logo cedo. O "veranico" vem elevando a temperatura desde a última quinta-feira, restando ainda cerca de três semanas para o fim do inverno.

Na praia da Joaquina, uma das mais procuradas da capital catarinense, o domingo de inverno mais parecia com um dia de alta temporada. Banhistas aproveitaram o sol para jogar frescobol, futebol, andar de bicicleta e preparar o bronzeado para a próxima estação.

"Ano passado choveu daquele jeito e a primeira praia que peguei foi em dezembro", disse a fisioterapeuta Juliane Rossi, 36 anos. "Este ano consegui pegar uma cor em agosto e já estou no lucro."

Noel Gallagher diz que saiu da Oasis por 'intimidação'

0

O músico Noel Gallagher disse que foi forçado a deixar a banda de rock britânica Oasis por causa de intimidação.

Em uma declaração em seu blog em Oasisnet.com, o músico disse: "Os detalhes não interessam e são demasiados para enumerar. Mas sinto que vocês têm o direito de saber que o nível de intimidação verbal e violenta contra mim, a minha família, amigos e companheiros tornou-se intolerável."

"E a falta de apoio e compreensão por parte dos gerentes e colegas de banda não me deixou outra alternativa a não ser pegar o meu boné e buscar novas paragens."

O guitarrista, contudo, não dá detalhes sobre como teria sido intimidado ou por quem.

Noel Gallagher também pediu desculpas aos fãs em Paris, que ficaram desapontados quando a Oasis cancelou um show agendado, depois de divulgado na sexta-feira um comunicado anunciando sua saída da banda.

Ele agradeceu o carinho dos fãs e disse que sua decisão de deixar a Oasis pôs fim a 18 anos "incríveis". Para ele, o sucesso do grupo foi "um sonho que se tornou realidade".

"Eu levo comigo memórias gloriosas", afirmou.

'Cinco anos'

O guitarrista principal da Oasis deixou a banda depois que as relações com o irmão e parceiro musical Liam se tornaram difíceis.

Uma porta-voz do grupo disse que Liam e seus outros integrantes devem decidir nos próximos dias se querem continuar juntos sem Noel.

O produtor musical Alan McGee, que descobriu a Oasis e contratou-a para seu selo Creation Records, afirmou que esta briga entre Noel e Liam "foi a pior que eles já tiveram, e eles já tiveram algumas muito ruins".

Mas ele prevê uma reconciliação. "Eles se amam e vão ficar juntos de novo."

"Eu acho que vamos ver uma turnê de reunião em uns cinco anos", disse McGee.

A Oasis era formada por Liam Gallagher, Paul Arthurs, Paul McGuigan e Tony McCarroll. Logo após a formação, o irmão mais novo de Liam, Noel Gallagher se juntou à banda nos vocais e guitarra.

Segundo o jornal Belfast Telegraph, a Oasis vendeu, até junho de 2009, mais de 50 milhões de discos.

Milhares saem às ruas para comemorar o Carnaval de Notting Hill

0

Centenas de milhares de pessoas se concentraram nos oeste de Londres neste domingo para participar do Carnaval de Notting Hill, que dura dois dias.

Estima-se que 1,5 milhão de pessoas compareçam à festa ao ar livre, que já está sendo considerada uma das maiores da Europa.

Dançarinas com o corpo coberto de chocolate e bonecos gigantescos do marinheiro Popeye se misturam a passistas com roupas coloridas e adereços que fazem um desfile na rua.

O principal desfile está marcado para segunda-feira e, embora tenha contado com a participação de brasileiros ao longo dos anos, traz forte influência caribenha.

A festa anual atrai muitos turistas. Marco Figueiredo, de 32 anos, viajou de Lisboa para Londres para participar da festa. "Eu esperava mais gente mas a música tem sido excelente", afirmou.

"Se não fosse pelo clima (frio), iria dar um pouco a sensação de Rio."

As bandas com som caribenho são as mais numerosas e o sistema de alto-falantes toca de soca, calipso e reggae a hip-hop jazz e soul music.

Barracas improvisadas vendem petiscos de todo o tipo. "Você tem comida de todas as ilhas (do Caribe), assim como africana e chinesa, grega e marroquina", disse uma das organizadoras da festa, Ruth Thomsett.

Cerca de cem monitores, funcionários da administração do bairro e policiais fiscalizam que a música não exceda o limite de 135 decibéis.

A polícia prendeu várias pessoas na semana anterior ao evento, mas disse que a festa começou pacificamente. Até agora 21 pessoas foram detidas durante o carnaval. No ano passado, no primeiro dia do evento, pelo menos 108 foram presas.

Os policiais patrulham a área e realizam operações de revista para tentar impedir a ação de gangues.

Médicos belgas inventam berço que evita regurgitação em bebês

0

O novo berço antirregurgitação (foto: Multicare)

Bebê fica em um ângulo de 40 ou 50 graus

O departamento de pediatria do Hospital Universitário de Bruxelas, na Bélgica, desenvolveu um berço capaz de evitar a regurgitação, um problema estomacal que afeta um entre cada cinco bebês e pode causar irritação no esôfago.

A técnica, descrita na última edição da revista especializada Archives of Disease in Childhood, do British Medical Journal, consiste em fazer com que a criança durma de barriga para cima e inclinada em um ângulo de 40 ou 50 graus.

"A regurgitação acontece quando o estômago do bebê está cheio, então um pouco dos líquidos estomacais sobem ao esôfago. A inclinação proporcionada pelo berço antirregurgitação é ideal para evitar que isso aconteça, sem maior desconforto para o recém nascido", explica o doutor Yvan Vandenplas, um dos idealizadores do berço.

Os benefícios foram observados em um estudo realizado com 25 bebês de entre três semanas e três meses que não respondiam aos tratamentos convencionais com medicamentos ou alimentação especial.

Depois de uma semana utilizando o novo berço, 75% deles reduziu o índice de refluxo – porcentagem de tempo em que se observa ácido no esôfago da criança, calculado pela medição do pH nesse órgão – para 10,1% em média em relação aos 18,6% iniciais.

"Levando em conta o período de desespero entre os pais quando seus bebês não param de chorar, o berço oferece uma solução muito mais rápida que os tratamentos convencionais: as melhoras começam a ser observadas já no primeiro dia de uso", diz Vandenplas.

Ele diz, entretanto, que o estudo ainda está em fase "preliminar" e o berço ainda precisa ser avaliado em um grupo maior de bebês.

Conforto

Colchão é mais espesso na parte inferior, para apoiar os pés do bebê

Para evitar que o bebê escorregue na cama, o colchão é mais espesso na parte inferior, formando um degrau de apoio para os pés.

A criança é posicionada dentro de uma espécie de cadeirinha de tecido acoplada à capa que reveste o colchão e envolvida por um saco de dormir, o que impede qualquer movimento.

Apesar da posição pouco convencional que o berço exige, os pais das crianças observadas pelo estudo avaliaram com nota oito, de uma escala de dez, o nível de conforto proporcionado pelo berço, afirma Serge Vleeschouwer, representante da companhia belga Multicare, responsável pela fabricação.

Na Bélgica o invento pode ser alugado em algumas farmácias por diárias de 1,75 euros por dia (cerca de R$ 4,60).

domingo, 30 de agosto de 2009

Tiroteio paralisa metrô e altera trânsito em morro no Rio

0

Bandidos começaram uma nova troca de tiros com policiais do 9º Batalhão da PM (Rocha Miranda) no morro do Juramento, na zona norte do Rio de Janeiro, por volta das 17h40 deste sábado. A circulação das composições do metrô foram afetadas. Na estação Tomaz Coelho, um trem ficou parado por 12 minutos e os passageiros se jogaram no chão para fugir dos projéteis.

Os motoristas que passavam pelo local deram marcha ré, assustados com a quantidade de tiros. Algumas pessoas que estava na avenida Pastor Martin Luther King Junior arriscaram manobras para fugir do confronto.

Segundo policiais militares, não houve feridos, mas o clima ainda é tenso na região.

Alunas de escolas só para meninas preferem rapazes com rosto feminino, diz estudo

0

Uma pesquisa britânica sugeriu que alunas de escolas exclusivamente para meninas sentem maior atração por meninos com feições femininas do que os de feições mais másculas.
Já no caso das escolas exclusivas para meninos, o ambiente escolar parece exercer uma influência menor na atração pelo sexo oposto. De acordo com o estudo liderado pela Universidade St. Andrews, na Escócia, a preferência em relação ao rosto de meninas não muda, mas há uma tendência de os meninos buscarem a companhia de rapazes com feições mais másculas.
A pesquisa foi feita com 240 adolescentes com idades de 11 a 15 anos, que estudavam em escolas mistas ou exclusivas para um ou outro gênero. Eles observaram fotos de pessoas com rostos levemente alterados por computador que ficavam mais femininos ou masculinos, e responderam a um questionário.
"Esta pesquisa é evidência de que a 'dieta visual' de uma pessoa pode influenciar o que ela acha atraente", disse Tamsin Saxton, que liderou o estudo. Ela revelou, contudo, que a influência do ambiente escolar sobre o gosto de meninos e meninas é menos intensa em crianças que convivem com irmãos do sexo oposto em casa.
Entre eles a atração por feições femininas ou masculinas não é tão marcante.
Estudos anteriores já haviam sugerido que as mulheres tendem a preferir homens com feições mais delicadas como as dos atores Leonardo Di Caprio e Jude Law para relacionamentos mais duradouros.
A pesquisa foi resultado de uma colaboração com as universidades de Aberdeen, Stirling e Liverpool e foi publicado na revista Personality and Individual Differences.

Centenas de fãs dançam 'Thriller' para lembrar aniversário de Michael Jackson

0

Centenas de fãs de Michael Jackson reuniram-se nas cidades britânicas de Londres e Leicester para dançar um dos maiores sucessos dele, Thriller, em uma homenagem no que seria o dia do aniversário do cantor.

Os organizadores estimam que 500 pessoas dançaram a famosa coreografia na Praça Orton, em Leicester, e cerca de cem estiveram na Praça Trafalgar, no centro da capital, neste sábado, quando Jackson completaria 51 anos de idade.

Michael Jackson morreu de um ataque cardíaco no dia 25 de junho.

Anand Bhatt, que organizou a concentração em Leicester, disse que tinha como objetivo unir as diversas comunidades da cidade. "Música e dança são uma forma poderosa de aproximar as pessoas", disse. "Para muitos, a dança também é um exercício que ajuda a tratar diabetes, doenças cardíacas e obesidade."

A organizadora do evento de Londres, Ilana Lorraine, afirmou: "Eu sou uma grande fã de Michael Jackson, então eu faço questão de mantê-lo vivo." Ela planeja organizar mais flash-mobs (concentrações rápidas improvisadas) na capital britânica tendo Jackson como tema.

sábado, 29 de agosto de 2009

Família de comissária do AF 447 vai processar a Air France

0

Os familiares de uma comissária que morreu em 1º de junho no acidente do voo AF 447 entre Rio de Janeiro e Paris anunciaram nesta quinta-feira que vão pedir o indiciamento da Air France, convencidos de que a companhia foi falha em termos de segurança. "A Air France tem que pagar pelo que fez e assumir as responsabilidades pelas sondas Pitot de medição de velocidade", declararam o pai e o irmão da vítima, Carla Mar Amado, que morreu com 31 anos.

Carlos e Drago Amado lamentaram que "uma empresa tão rica tenha sido negligente em termos de segurança". "Falaram para as famílias das vítimas que estão em busca da verdade, mas já sabemos a verdade: as sondas Pitot são a causa exclusiva do acidente", declarou o advogado de acusação, Jean-Claude Guidicelli, que vai pedir o indiciamento da Air France.

As causas exatas do acidente ainda não são conhecidas, e o Birô de Investigação e Análise (BEA) francês, encarregado da investigação técnica, indicou nesta quinta-feira que uma segunda fase de buscas da caixa preta, no meio do Atlântico, foi infrutífera.

Há fortes suspeitas sobre as sondas Pitot, os sensores de medição de velocidade do avião que, segundo investigadores, forneceram aos pilotos da Airbus A330 informações incoerentes.

Os problemas dos sensores foram revelados pelas mensagens técnicas automáticas enviadas pelo avião antes do acidentes. O último relatório oficial da investigação sobre este acidente revelou em 2 de julho que o avião não explodiu em voo, e que ele tocou a superfície da água. O BEA indicou também que uma falha das sondas de medida de velocidade da aeronave era um elemento de explicação do acidente.

A família da comissária condena também a Air France de não informar suficientemente as famílias das vítimas. "Nada saiu das três reuniões que foram organizadas para as famílias das vítimas. Toda vez, o aspecto técnico do acidente se dissipa e nos dizem que temos de deixar as investigações prosseguirem", declararam em entrevista à imprensa em Toulon (sudeste) os parentes da jovem.

A próxima reunião de informação das famílias está prevista, segundo a família Amado, para 24 de setembro em Paris.

No acidente, 228 pessoas, das quais 216 eram passageiros e 12 eram membros da tripulação, morreram. Uma informação judicial por "homicídio involuntário" foi aberto pela procuradoria de Paris.

O BEA afirma ainda ter esperança de encontrar as caixas pretas do A330. "Se as buscas não encontrarem mais nada, o BEA reunirá nas próximas semanas uma equipe internacional de investigadores e especialistas para examinar os dados reunidos na expectativa de uma terceira fase de buscas e determinar as modalidades e os meios para realizá-la", escreveu em um comunicado.

As buscas foram efetuadas recentemente por um navio francês, equipado por um pequeno submarino e um robô.

Nova espécie de dinossauro é achada na Austrália

0

DInossauros já encontrados na Austrália

Os fósseis de 'Matilda' (esq.), 'Clancy' (centro) e 'Banjo' (dir.) foram encontrados no nordeste da Austrália este ano

Paleontologistas da Austrália anunciaram a descoberta de uma nova espécie de dinossauro em uma fazenda de criação de ovelhas em Queensland, que fica no nordeste do país.

O fóssil achado, apelidado de Zac, é de um exemplar da infraordem dos saurópodes, herbívoro, e, segundo os pesquisadores, data de 97 milhões de anos atrás.

A região onde foi achado, perto da cidade de Eromanga, é rica em fósseis e já foi, no passado, coberta por mar.

Lá foi encontrado, em 2004, o fóssil do maior dinossauro do país, apelidado de Cooper. Ele tinha 30 metros de comprimento e era um titanossauro – espécie de dinossauro com cauda e pescoço longos e cabeça pequena.

O curador do Museu de Queensland, Scott Hocknull, disse que o esqueleto de Zac é menor do que o de Cooper, mas está mais completo.

Zac tem em comum com outros saurópodes um pescoço muito longo e uma cabeça pequena. Seus dentes não são afiados e sua cauda longa serve de contrapeso para o pescoço.

Hocknull afirmou que a descoberta é parte de uma nova "corrida por dinossauros" na Austrália.

"Nós temos dinossauros saindo por todo canto em Queensland, então a Austrália está se tornando realmente um centro para a descoberta de dinossauros."

O cientista disse que boa parte do fóssil de Zac era visível no solo, mas há planos para mais excavações na área no futuro.

"Devem existir centenas de fósseis enterrados", disse Hocknull.

Três novas espécies de dinossauros foram encontradas na mesma área em meados deste ano. Todas elas datam do mesmo período de Zac - de cerca de cem milhões de anos atrás.

Cientistas fotografam estrutura de molécula

0

Imagem detalhada da molécula obtida pelos cientistas (Foto: Cortesia IBM Research - Zurich)

Usando microscópio de energia atômica, cientistas "fotografaram" molécula

Cientistas conseguiram obter, pela primeira vez, imagens detalhadas das estruturas químicas de uma molécula, em um estudo que pode auxiliar no desenvolvimento de produtos eletrônicos e até mesmo de remédios em escala molecular.

A pesquisa foi conduzida por cientistas da empresa de computadores IBM em Zurique, na Suíça, e publicada na edição desta sexta-feira da revista científica Science.

O novo método desenvolvido permite que eles observem a “anatomia” da molécula, ou seja, as ligações químicas em seu interior.

Há cerca de dois meses, os mesmo pesquisadores utilizaram uma técnica similar para medir a carga de um único átomo.

Nas duas pesquisas foi utilizado um aparelho chamado de microscópio de força atômica, conhecido pela sigla inglesa AFM.

“Para fazer uma comparação não muito exata, se um médico usa um aparelho de raios-X para visualizar os ossos e os órgãos dentro do corpo humano, estamos usando o microscópio de energia atômica para visualizar as estruturas atômicas que são as ‘espinhas dorsais’ das moléculas individualmente”, diz Gerhard Meyer, um dos autores do estudo.

Tecnologia

O aparelho usado na pesquisa funciona como um minúsculo diapasão. Durante o experimento, um dos ‘‘dentes’’ do diapasão passa a uma distância mínima da amostra de molécula estudada, enquanto o outro “dente” passa um pouco mais longe.

Quando o “diapasão” vibra, o “dente” que está mais próximo da amostra vai sofrer uma minúscula alteração em sua frequência, simplesmente porque está se aproximando da molécula.

Comparando a freqüência dos dois ‘dentes’, os cientistas conseguem mapear a estrutura da molécula.

Para realizar este tipo de medição é necessária uma precisão extrema. Para evitar que moléculas de gás desgarradas interfiram, assim como outros fatores, o experimento precisa ser realizado no vácuo e sob temperaturas extremamente frias.

O problema encontrado em pesquisas similares anteriores, no entanto, é que a ponta do ‘dente’ do AFM não é fina o necessário em escala atômica, e acabava interagindo com a amostra e comprometendo a obtenção da imagem.

Para resolver a questão, os pesquisadores colocaram uma pequena molécula formada por átomos de carbono e oxigênio na ponta do microscópio, tornando-a o mais fina possível.

A amostra usada para ser “fotografada” foi de uma molécula orgânica chamada pentaceno, formada por 22 átomos de carbono, 14 de hidrogênio e que mede 1,4 nanômetros ( 10-9 m) de comprimento.

As informações sobre as interações entre os átomos são então ‘interpretadas’ pelo microscópio, que desenvolve a “imagem” da “anatomia da molécula”.

Ponta do iceberg

O líder da pesquisa, Leo Gross, afirmou à BBC que os cientistas pretendem agora combinar o método para mensurar as cargas individuais dos átomos desenvolvido por eles com a nova técnica, o que pode permitir que eles descrevam moléculas em um grau de detalhamento sem precedentes.

Estas pesquisas devem ajudar particularmente no campo da “eletrônica molecular”, auxiliando, no futuro, na criação de estruturas formadas por moléculas individuais que possam funcionar como interruptores e transistores.

Embora a técnica possa traçar as ligações que conectam os átomos, ela não é capaz de distinguir átomos de diferentes tipos.

A equipe de pesquisadores pretende agora testar a nova técnica com uma similar chamada de STM (Scanning Tunneling Microscope) para determinar se a combinação dos dois métodos pode descobrir a natureza de cada átomo nas imagens do ATM.

Isto poderia ajudar ramos inteiros da química, em particular, a química sintética, usada para a produção de remédios.

Noel Gallagher anuncia saída do Oasis

0

O músico Noel Gallagher anunciou que está deixando a banda de rock britânica Oasis porque “já não consegue mais trabalhar com o irmão, Liam”.

O guitarrista principal da banda anunciou a saída em um comunicado publicado no site oficial do Oasis na internet.

Segundo ele, uma série de confrontos com seu irmão o fizeram tomar a decisão.

“É com certa tristeza e um grande alívio que anuncio que estou deixando o Oasis essa noite”, disse Noel no comunicado divulgado na sexta-feira.

“As pessoas escreverão e dirão o que querem dizer, mas eu simplesmente não posso continuar trabalhando com Liam nenhum dia a mais”, afirmou o músico.

Noel Gallagher ainda se desculpou aos fãs que compraram ingressos para os shows agendados da banda nas cidades de Paris, Milão, entre outras.

'Fim'

O jornalista Hamish McBain, da revista britânica especializada em música New Musical Express (NME), disse que apesar do longo histórico de disputas entre os dois irmãos, a separação tem um “clima de encerramento”.

“A relação entre Noel e Liam tem sido fria na última turnê, para dizer o mínimo. Mas já esteve fria antes. Noel já abandonou turnês antes, Liam não apareceu em shows e eles continuaram. Mas dessa vez, certamente pelo modo como Noel colocou no website, parece que tem um ar de encerramento”, disse.

Os fãs da banda usaram o Twitter para responder ao anúncio do guitarrista. Alguns afirmam que “não haverá mais Oasis” depois da saída de Noel, enquanto outros se dizem decepcionados e tristes com a notícia.

O Oasis era formado por Liam Gallagher, Paul Arthurs, Paul McGuigan e Tony McCarroll. Logo após a formação, o irmão mais novo de Liam, Noel Gallagher se juntou à banda nos vocais e guitarra.

Segundo o jornal Belfast Telegraph, o Oasis vendeu, até junho de 2009, mais de 50 milhões de discos.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Raposa-voadora pode ser extinta até 2015 na Malásia, diz estudo

0

Cientistas estão pedindo ao governo da Malásia para proibir a caça de um dos maiores morcegos do mundo, o Pteropus vampyrus, conhecido como raposa-voadora.

Os pesquisadores dizem que a espécie vai desaparecer da península malaia se o atual nível de caça continuar. Segundo eles, cerca de 22 mil animais são caçados legalmente a cada ano e muitos outros são mortos na clandestinidade.

Em artigo na publicação científica Journal of Applied Ecology, Jonathan Epstein, da organização ambientalista internacional Wildlife Trust, e seus colegas dizem que a espécie pode estar extinta na região já em 2015.

O Pteropus vampyrus pode ter asas com até 1,5 metro de envergadura e são cruciais para os ecossistemas da floresta tropical nessa parte da Ásia.

"Eles comem frutas e néctar e, ao fazer isso, derrubam sementes no solo e polinizam as árvores. Então eles são cruciais para a propagação das plantas da floresta tropical", disse Epstein à BBC.

As estimativas mais otimistas indicam que a população de morcegos da espécie Pteropus vampyrus na península malaia gira em torno de 500 mil animais.

Caçada

As raposas-voadoras são caçadas no país para alimentação, remédios e esporte. Os caçadores começam a busca pelos animais ao anoitecer, enquanto os morcegos saem para sua própria caçada noturna.

Os pesquisadores fizeram cálculos e chegaram à conclusão que, se as atuais taxas de caçada continuarem inalteradas, serão necessários entre seis e 81 anos para que os morcegos sejam caçados até a extinção.

Os cientistas pesquisaram e coletaram informações do governo da Malásia a respeito das licenças de caça e usaram um programa de computador para prever o destino dos animais de acordo com as variações das taxas de morte e uma série de estimativas da população atual.

Esta foi a primeira vez que a técnica de monitoramento por satélite foi usada para rastrear morcegos na Ásia. O método é geralmente usado para rastrear aves - seu uso para estudar mamíferos é mais raro.

Os pesquisadores capturaram morcegos e colocaram colares em seus pescoços antes de libertá-los. Cada colar enviava um sinal de satélite que permitia que os cientistas rastreassem o animal com ajuda de computadores.

A equipe descobriu que os animais viajavam até 60 km por noite em busca de alimentos.

Revisão da lei

As raposas-voadoras são protegidas na Tailândia, país vizinho da Malásia, e partes da Indonésia.

"Acreditamos que isto mostra a necessidade de um gerenciamento coordenado para a proteção nos países onde estes morcegos vivem. Está claro agora que eles não são apenas morcegos malaios, eles passam parte do tempo na ilha de Sumatra (Indonésia), na Tailândia e na Malásia", afirmou Epstein.

Os departamentos de proteção à vida selvagem da Malásia foram parceiros do estudo e estão analisando uma revisão nas leis de caça devido aos resultados mostrados pelos cientistas.

Epstein e sua equipe recomendaram a implantação de pelo menos uma proibição temporária à caça para permitir que a população de morcegos se recupere e dê aos cientistas mais tempo para uma análise mais ampla das ameaças à sobrevivência dos animais na península malaia.

Britânicos defendem uso de árvores artificiais para reduzir carbono

0

Cientistas britânicos afirmam que o método mais prático e barato de reduzir as emissões de dióxido de carbono na atmosfera é o uso de árvores artificiais.

Em um relatório publicado nessa semana pela Instituição Britânica de Engenheiros Mecânicos, os engenheiros afirmam que por US$ 20 mil (R$ 37mil), uma única árvore artificial poderia remover o CO2 emitido por 20 carros.

A Instituição afirma que outros métodos potenciais, como o uso de espelhos defletores no espaço são pouco práticas e demasiadamente caros para serem implementados.

Segundo os engenheiros, as árvores artificiais, que medem cerca de 12 metros de altura, ainda são um protótipo, mas quando finalizadas, poderiam ser instaladas ao lado de rodovias ou perto de turbinas de ar no mar.

As árvores trabalham capturando o CO2 do ar através de um filtro. Depois disso, o carbono seria removido e armazenado. O relatório sugere ainda que novas tecnologias para armazenagem de CO2 continuem a ser desenvolvidas em paralelo ao projeto das árvores.

Uma das sugestões dos cientistas é que o CO2 capturado pelas árvores artificiais poderia ser liquefeito e enterrado no subsolo, talvez em antigos poços de petróleo.

“As árvores artificiais já estão no estágio de protótipo e o design já está avançado em termos de automação e dos componentes que serão usados”, disse à BBC Tim Fox, principal autor do documento.

De acordo com ele, as árvores podem ser produzidas em massa em pouco tempo.

Opções

Árvores artificiais

O carbono capturado poderia ser armazenado em poços no mar

A equipe de engenheiros sugeriu ainda outro método para capturar carbono – a instalação do que chamam de “fotobiorreatores de alga” nos prédios.

Segundo os cientistas, os fotobiorreatores seriam recipientes transparentes que contêm algas que poderiam remover o carbono da atmosfera durante a fotossíntese.

O relatório cita ainda um terceiro método, que se concentra na redução da radiação solar pela reflexão da luz do Sol de volta ao espaço. De acordo com o documento, o modo mais fácil de adotar esse método seria instalar telhados refletores nos prédios.

Os engenheiros afirmam que os três métodos sugeridos no relatório foram escolhidos porque são tecnologias de baixo consumo de carbono e não aumentam ainda mais o problema das emissões.

Além disso, eles afirmam ainda que as três opções são práticas e possíveis com o uso da tecnologia já disponível.

Geoengenharia

Apesar disso, o grupo ressalta que os métodos ainda precisam de pesquisas e estudos.

Para isso, o grupo pediu ao governo britânico um investimento de 10 milhões de libras (cerca de R$ 30,5 milhões) que seriam destinados à análise sobre a eficácia, os riscos e os custos dos projetos de geoengenharia.

“Acreditamos que a geoengenharia prática que estamos propondo deva ser adotada e se torne parte de nossa paisagem em cerca de 10 ou 20 anos”, disse Fox.

De acordo com ele, porém, a geoengenharia não deve ser vista como única opção para o combate ao aquecimento global.

Policiais de uma região de Londres encontraram uma forma original para encorajar os motoristas a defenderem seus pertences de ladrões - eles mesmos 'f

0

Um mergulhador australiano da modalidade freedive (ou mergulho livre) atravessou a nado, pela primeira vez, a mais longa caverna oceânica da Austrália apenas com o oxigênio que reteve em seus pulmões, em campanha para salvar um espécie de tubarão ameaçada.

O australiano Mike Wells, de 39 anos, percorreu os 120 metros de comprimento da Fish Rock Cave, no sudeste da Austrália - uma abertura escura submersa - em apenas 2 minutos e 40 segundos.

A caverna está a profundidades de 24 metros a 14 metros.

Wells é um profissional experiente, que mergulha há 19 anos. Ele disse à BBC Brasil que precisou treinar "o corpo e a mente" para cumprir a prova. "Condicionamento físico é chave para (controlar) a respiração e o uso de oxigênio pelo corpo, então eu ando de mountain bike e pratico surf quase todos os dias. Eu treino na piscina, com voltas alternadas de 100 metros nado livre e de peito."

O mergulhador disse que também nada debaixo d'água e faz treinamento para alta tolerância de gás carbônico e baixa de oxigênio. Já a preparação mental inclui relaxamento.

Mike Wells (Foto: Cortesia de www.silkephoto.com.au)

Mike Wells disse que teve que se preparar física e mentalmente para a prova (Foto: Cortesia de www.silkephoto.com.au)

Ele enfrentou o desafio de atravessar a caverna submersa em apoio à campanha da Sociedade Australiana para a Preservação Marinha (AMCS, na sigla em inglês) para proteger locais como a Fish Rock Cave, que é um habitat importante para o tubarão-touro que, segundo a organização, está ameaçado de extinção.

Relaxamento

Wells teve que nadar no território desses animais ao cruzar a caverna, e manter-se calmo para fazer o oxigênio dos pulmões durar o maior tempo possível.

O mergulhador contou à BBC: "Eu usei toda a minha força mental para ficar totalmente calmo enquanto respirava para o mergulho. Antes de mergulhar eu ensaiei mentalmente todos os estágios do mergulho. Quando eu inspirei o ar pela última vez, eu estava concentrado na caverna e nada mais. "

"Eu ouvi meu batimento cardíaco ficar mais lento. Na medida em que a caverna ficou mais escura em comparação à entrada, eu relaxei ainda mais pois não havia muito estímulo visual. As criaturas que moram na caverna se tornaram o meu foco para nadar - tubarões, lagostas e tartarugas. Lá é lindo."

Mas Wells passou momentos de perigo. Ele disse que quando atravessava uma parte estreita da caverna a sua monofin (pé de pato especial) ficou presa na rocha e o outro mergulhador que o acompanhava por segurança, seu filho Jeremy, libertou-o em cerca de cinco segundos.

Wells disse à BBC Brasil que recomenda a prática de freedive para quem gosta do oceano e respeita o mar. Recomenda a quem quiser tentar feitos com o dele fazer um curso para a modalidade, obter as informações adequadas, aprender as técnicas de respiração.

"Este esporte pode dar a você uma vida inteira de aventura. (A superfície) O planeta é composta por 71% de água, então vá lá e explore."

Mas o ousado mergulhador tem sempre a segurança em mente. Ele faz questão de aconselhar os aspirantes a freediving a nunca entrem na água sozinhos. "Sempre mergulhe com um amigo ou companheiros de mergulho - é muito importante lembrar isso."

Policiais 'furtam' artigos deixados em carros para alertar donos

0

Policiais de uma região de Londres encontraram uma forma original para encorajar os motoristas a defenderem seus pertences de ladrões - eles mesmos 'furtam' objetos deixados dentro de carros destrancados e deixam um bilhetinho para dono informando em que delegacia podem ser encontrados.

Bolsas, computadores laptop e navegadores GPS deixados em veículos estacionados em Richmond são alvo para a polícia. A nova iniciativa, lançada no mês passado, está sendo testada nesse um subúrbio da capital britânica, antes de adotada em toda a cidade.

Até agora, a polícia usou a tática original em 26 veículos. Em 25 casos, os donos receberam apenas o bilhetinho alertando para a falta de segurança. Em apenas um caso foi retirado um objeto. O superintendente da polícia, Jim Davis, disse que até agora não recebeu "nenhuma queixa" sobre a nova tática.

Segundo Davis, a iniciativa, lançada no mês passado, não chega a ser uma violação da lei, mas admitiu: "Tecnicamente, nós estamos invadindo o veículo mas não estamos cometendo um crime. É um dever proteger a propriedade (das pessoas)."

O advogado Orlando Pownall, que vive no bairro, disse que a tática pode acabar em processo contra a polícia: "Pode haver uma ação se uma pessoa provar que sofreu prejuízo por causa da entrada não autorizada (no veículo)."

"A polícia precisa se certificar de que as informações contidas em um computador ou telefone celular (retirados pela polícia) não sejam acessadas, e manter os objetos em um lugar seguro."

Em 2008, foram registrados em Richmond 1,3 mil furtos em carros - 220 de navegadores GPS - e o índice aumentou 40% em julho. Segundo Davis, 21% dos crimes ocorreram em carros que não estavam trancados, pois não havia sinal de fechadura forçada.

O policial britânico ressalta que a tática de choque era necessária. "Nós não queremos pegar os pertences de uma pessoa pois isso implica em um monte de burocracia e amolação para nós, mas nós estamos fazendo isso para garantir que as pessoas assumam a responsabilidade por seus objetos de valor."

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Bancos cortam 2.224 empregos

0

SÃO PAULO - Os bancos com operações no país fecharam um total de 2.224 empregos no primeiro semestre. Ao todo, as instituições demitiram 15.459 bancários e contrataram outros 13.235 entre janeiro e junho, segundo pesquisa divulgada terça-feira pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese). O estudo foi feito a pedido da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT).

O processo de fusão é apontado como motivo para esse resultado, diferente do registrado na primeira metade de 2008, quando houve a abertura de 8.754 novas vagas. As demissões serão abordadas nas negociações com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na quinta-feira.

Anatel libera a comercialização do Speedy

0

O Conselho Diretor da Anatel aprovou, à pouco, a volta da comercialização do Speedy, serviço de banda larga da Telefônica., suspenso desde 23 de junho por medida cautelar devido a uma sucessão de falhas. A venda do serviço somente poderá ser retomada assim que a operadora receber a notificação da agência, que já está sendo elaborada.

A SPV (Superintendência de Serviços Privados) vai acompanhar, durante seis meses, o comportamento do serviço, tempo suficiente para implantação do plano de expansão apresentado pela Telefônica. Segundo a conselheira Emília Ribeiro, autora da proposta aprivada, a comercialização do Speedy será feita em restrições.

British Airways é condenada por extravio de bagagem

0

Os desembargadores da 19ª Câmara Cível condenaram a British Airways a pagar indenização, a título de danos morais, no valor de R$ 15 mil ao dono da loja Osklen, Oskar Metsavaht, devido ao extravio de sua bagagem.

O autor da ação conta que adquiriu passagens da empresa aérea em abril de 2008 para ir de Miami para Milão, com conexão em Londres. Por culpa da própria ré, ele não conseguiu chegar a tempo da conexão e foi encaminhado para um voo de outra companhia, o que resultou no desaparecimento da bagagem, que só foi localizada quando ele já estava no Brasil, tendo recebido a mala em sua residência quase um mês depois.

Os desembargadores mantiveram a sentença de primeiro grau. Para o relator do processo, o juiz de Direito substituto de desembargador Claudio Brandão, `a compensação por danos morais deve ser arbitrada em observância aos princípios da proporcionalidade e da vedação ao enriquecimento sem causa. Tais preceitos foram plenamente observados pelo Juízo a quo`.

Processo nº: 2009.001.22819

Farmácia indeniza por trocar remédio

0

O fornecimento de um medicamento trocado a L.T.R., uma menina de 8 anos com problemas neurológicos, custou a uma farmácia de Varginha o pagamento de uma indenização no valor de R$ 12 mil, por danos morais, conforme decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

A mãe da criança, uma auxiliar de serviços gerais, ajuizou ação de indenização contra a Drogaria Americana em nome da filha em 9 de março de 2005.

Segundo a consumidora, por volta das 19h do dia 2 de fevereiro de 2005, ela solicitou por telefone à Drogaria Americana o remédio Gardenal pediátrico, como vinha fazendo habitualmente, já que a filha faz uso contínuo do mesmo. O motoboy apanhou a receita médica na casa da menina e transportou-a para a farmácia, retornando rapidamente com uma caixa de Rivotril.

Logo que recebeu o produto, a faxineira, que é analfabeta, deu-o à criança. Pouco depois, a menina aproximou-se da mãe dizendo que não estava se sentindo bem. Diante disso, a mãe mandou que ela se deitasse, mas L.T.R. voltou em poucos minutos, queixando-se de náusea e sonolência.

Uma vizinha que estava presente no momento viu o que aconteceu e levou a embalagem do medicamento para sua casa. Suspeitando que a mãe tivesse dado o remédio errado, ela ligou para a sua filha, que trabalha em uma farmácia. Com as informações recebidas, a vizinha orientou a mãe da menina a conduzi-la imediatamente para o hospital.

A faxineira, que costumava administrar 65 gotas de Gardenal para a filha, deu-lhe a mesma quantidade de Rivotril, remédio cuja bula prescreve apenas duas gotas para adultos. Dessa forma, houve superdosagem. De acordo com a bula do Rivotril, a dose excessiva acarreta risco de parada cardiorrespiratória e seus sintomas incluem sonolência, confusão, coma e reflexos diminuídos.

As duas mulheres dirigiram-se ao Pronto Socorro, onde se procedeu à lavagem estomacal, desintoxicação e medicação da menina. Ela ficou internada de 22h até às 6h55 do dia seguinte. No mesmo local, o médico que atendeu a criança instruiu a mãe a chamar a polícia e a registrar boletim de ocorrência relatando o que acontecera.

Decisão
A juíza Beatriz da Silva Takamatsu, da 3ª Vara Cível de Varginha, em sentença de 11 de novembro de 2008, destacou a existência de dano não só à filha, mas também à mãe, ponderando que uma ingeriu medicamento trocado, foi internada e submetida à lavagem gástrica e a outra suportou transtorno e sofrimento ao lado da criança, “o que à evidência gera prejuízo de ordem moral, pois é ato injusto”. “Ademais, o funcionário que não atenta para a entrega de medicamento controlado e a empresa que não fiscaliza o trabalho de seus empregados agem de forma negligente”, concluiu.

Insatisfeita com a decisão, a farmácia recorreu ao Tribunal de Justiça em 22 de janeiro deste ano. O Ministério Público do Estado de Minas Gerais deu parecer favorável à ação de indenização, pois, para a procuradora de Justiça Luiza Carelos, a mãe não é culpada. “Não se pode exigir que ela saiba ler ou que conheça as características externas do medicamento, porque este foi encomendado à farmácia com total confiança no serviço”, avaliou.

O desembargador Fábio Maia Viani, da 18ª Câmara Cível de Belo Horizonte, negou provimento à apelação da empresa. O magistrado julgou que tanto o nexo causal como os danos morais estão devidamente comprovados, o que justifica a indenização.

Seguiram o voto do relator os desembargadores Arnaldo Maciel e Guilherme Luciano Baeta Nunes.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
TJMG - Unidade Raja Gabaglia
Tel.: (31) 3299-4622
ascom.raja@tjmg.jus.br
Processo: 1.0707.05.094136-8/001

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Empresa dos EUA desenvolve avião com autonomia de voo de cinco anos

0

Odysseus (Foto: Divulgação)

A forma em Z da asa permite uma maior absorção da energia solar

Uma companhia americana está desenvolvendo uma aeronave movida a energia solar que poderá se manter no ar por cinco anos continuamente.

A asa em forma de Z, com 150 metros de envergadura, será reajustável durante o voo, para que possa absorver o máximo possível de energia do sol.

A Odysseus deverá acumular a energia do sol durante o dia e usá-la para continuar seu voo durante a noite. Na ocasião, a asa tomará uma forma plana, diminuindo sua resistência ao ar e, portanto, consumindo menos energia.

Odysseus (Foto: Divulgação)

Durante a noite, a ficará na posição plana, para que a aeronave consuma menos energia

A aeronave não tripulada está sendo projetada para voar a altitudes de 18 mil a 27 mil metros, e deverá ser utilizada para missões de reconhecimento, comunicações e monitoramento ambiental no âmbito de pesquisas sobre mudanças climáticas.

A empresa Aurora Flight Sciences está desenvolvendo a aeronave dentro do programa "Vulture", que tem apoio da BAE Systems, C.S. Draper Laboratories e Sierra Nevada Corporation.

Os pesquisadores divulgaram o desenho da aeronave. O protótipo deve ficar pronto em cinco anos.

Rolling Stones são banda mais cara de casamento, diz pesquisa

0

Uma pesquisa de um canal de televisão britânico sugere que para contratar um show particular dos Rolling Stones os interessados teriam que desembolsar 5 milhões de libras (cerca de R$ 15 milhões).

O canal Living TV apontou a banda como a "mais cara banda de casamento do mundo" em uma pesquisa para saber quais seriam os artistas mais caros para uma apresentação particular em uma festa de casamento.

Os Stones ficaram à frente de nomes com Elton John, Paul McCartney, Amy Winehouse e Rod Stewart.

A pesquisa descobriu que a cantora Amy Winehouse, por exemplo, cobraria 1 milhão de libras (cerca de R$ 3 milhões) para uma apresentação privada.

A banda dos anos 80 Duran Duran ainda está bem cotada para shows particulares: uma apresentação deles em um casamento não sairia por menos de 500 mil libras (cerca de R$ 1,5 milhão) de acordo com a pesquisa.

Já outra estrela dos anos 80, o cantor Rick Astley - que despontou com a música Never Gonna Give You Up - sairia a um preço bem mais acessível, 25 mil libras (cerca de R$ 75 mil).

Se os noivos quiserem um tom mais moderno na festa de casamento, também poderiam contratar as cantoras Lady Gaga ou Katy Perry, que estariam disponíveis por 60 mil libras (cerca de R$ 180 mil).

A pesquisa do canal Living TV, feita para um programa sobre casamentos, usou informações de agentes, contadores e jornalistas de celebridades e contou com a ajuda de um analista financeiro.

Conversa no Facebook delata 'cola' em prova universitária

0

Autoridades da região de Flandres, norte da Bélgica, decidiram aceitar um diálogo mantido por dois estudantes no site de relacionamento social Facebook como prova de fraude em um exame universitário.

De acordo com a rádio estatal flamenga VRT, o responsável por supervisionar o exame desconfiou de dois jovens que pareciam prestar muita atenção a seus telefones celulares e aos movimentos dos demais supervisores.

Ao confiscar os telefones de ambos, o supervisor encontrou frases como “me ajuda nessa pergunta?”, “claro, sem problemas”, trocadas por meio do serviço de mensagens instantâneas do Facebook.

Os jovens, que receberam nota zero na prova, alegaram que a conversa era “estritamente pessoal” e não tinha relação com o exame em questão.

Apesar de as respostas da prova não aparecerem na conversa, o Conselho sobre Fraudes em Exames, organismo do Departamento de Educação do governo flamenco, responsável por julgar litígios relacionados a exames escolares, aceitou os dados como prova material na denúncia de fraude aberta contra os estudantes.

O nome da universidade onde ocorreu o incidente não foi divulgado.

Essa é a primeira vez que uma conversa realizada por meio do site de relacionamento social é considerada válida como prova material em uma disputa legal.

Torpedo passa a ser aceito como prova de adultério na França

0

Uma decisão da mais alta instância jurídica da França, a Corte de Cassações, determinou que os torpedos enviados por celular podem ser utilizados como provas de adultério em um processo de divórcio.

A decisão foi anunciada durante um processo em que a esposa quis provar o adultério de seu marido apresentando mensagens que estavam guardadas no celular profissional dele.

A esposa declarou ter lido as mensagens ao encontrar o celular, que ele havia perdido.

Instâncias inferiores não tinham aceitado essa prova, alegando que os torpedos estão subordinados à confidencialidade e ao segredo das correspondências e que a leitura de mensagens contra a vontade do destinatário representa uma violação da intimidade da pessoa.

Mas a Corte de Cassações declarou que, como os torpedos foram obtidos “sem violência nem fraude”, eles podem ser utilizados como prova em um processo de divórcio.

Acelerando processos

Essa decisão pode acelerar esses processos na França.

Em casos em que não há consentimento mútuo, a separação pode levar anos se um dos cônjuges não conseguir provar o mau comportamento ou maus-tratos do outro.

Se o juiz não achar que as provas são suficientes, o divórcio somente é declarado após dois anos de vidas separadas. Até 2004, a lei francesa determinava que os casais esperassem seis anos pela separação.

Na França, um em cada três casais se divorcia (nas grandes cidades, a metade deles acaba se separando), o que mantém o país na média europeia.

Em 2007, último dado disponível, 134 mil casais se divorciaram na França.

Recessão

Segundo um artigo publicado nesta terça-feira no jornal francês Le Figaro, a crise tornou as negociações financeiras nos processos de divórcio muito mais duras no país.

“Com a crise, as tensões se acentuam. O desemprego também provoca discórdia nos lares”, disse France Prioux, do Instituto Nacional de Estudos Demográficos da França, ao jornal.

“A crise também serve como motivo para reduzir os montantes das pensões alimentícias”, afirmou uma fonte do Tribunal de Paris.

“As pessoas alegam o risco de perder o emprego, de ter uma diminuição da renda ou ainda a dificuldade para vender um imóvel em um mercado em queda.

Em Paris, a moradia se tornou um verdadeiro problema no momento da separação, diz o Le Figaro.

De acordo com a prefeitura da capital, metade dos casais divorciados passou a solicitar uma moradia ao governo.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Mudanças climáticas são tema de seminário em São Paulo

0

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, participa hoje (25), às 12h, em São Paulo, do seminário Brasil e as Mudanças Climáticas. Estarão presentes também o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Resende, e o diretor-presidente da Vale, Roger Agnelli.

Serão debatidas propostas para o enfrentamento do aquecimento global, em preparação à Convenção de Copenhague (Dinamarca), marcada para dezembro, que vai definir um acordo pós-Quioto.

Durante o evento, empresas como a Andrade Gutierrez, Aracruz, Camargo Corrêa, o Grupo Pão de Açúcar, a Natura e Odebrecht pretendem apresentar uma carta aberta em que assumem seus compromissos com a redução de emissões de gases de efeito estufa.

Familiares de vítimas de acidente da TAM perdem ação nos EUA

0

A juíza Marcia Cooke, da Justiça dos Estados Unidos, decidiu na sexta-feira que os familiares de 77 vítimas do acidente com um Airbus da TAM em São Paulo, em julho de 2007, não podem processar a companhia aérea, a fabricante do avião, nem nenhuma das demais partes envolvidas, no país. A decisão da juíza se baseia no fato de que apenas uma das vítimas era americana e, além disso, a maioria das provas está no Brasil. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo o jornal, os familiares buscaram a Justiça americana porque esta costuma conceder indenizações maiores que em outros países. A Folha diz também que a decisão não altera a situação das indenizações no Brasil. Oito das 199 famílias não chegaram a um acordo com a TAM sobre o valor a ser recebido.

Ainda de acordo com o jornal, Dario Socott, presidente da Associação de Parentes e Amigos das Vítimas do Voo TAM JJ-3054, disse, ao saber da decisão, que a questão das indenizações é "particular e privada de cada família".

Erro de tradução faz turista passar a noite trancada em prefeitura francesa

0

Uma turista britânica passou a noite trancada na prefeitura de um vilarejo francês pensando que poderia reservar um quarto no "hôtel de ville", termo francês para designar a sede do poder municipal.

A viajante chegou à cidadezinha de Dannemarie na sexta-feira e saiu à procura de um quarto onde pudesse passar a noite.

Ao avistar o prédio imponente com uma placa dizendo "hôtel de ville", a turista, que pensou que o local fosse realmente um hotel, entrou e, antes de fazer o check in na recepção, decidiu usar o banheiro.

Nesse ínterim, funcionários da prefeitura que terminavam uma reunião saíram do prédio e trancaram a porta.

A viajante, que teria por volta de 30 anos de idade, teve de passar a noite deitada em cadeiras no saguão do prédio.

Confusão

A mulher tentou chamar a atenção acendendo e apagando as luzes do prédio, afirmou à BBC o prefeito da cidade, Paul Mumbach.

As tentativas, no entanto, não foram percebidas por ninguém até o dia seguinte, quando um pedestre notou uma mensagem que a turista deixou afixada na parte de dentro de uma das portas de vidro do edifício.

De acordo com o prefeito da cidade, o bilhete trazia a seguinte mensagem: 'Je suis fermer ici. Est ce possible moi la porte ouvrir?' (‘Estou trancar aqui. Seria possível eu a porta abrir’?, em tradução livre).

“A mulher não sabia falar francês muito bem, mas ela garantiu que na noite seguinte ela encontraria um hotel apropriado para dormir”, brincou o prefeito da cidade.

Dannemarie é uma pequena cidade de cerca de 2,5 mil habitantes perto das fronteiras com a Alemanha e a Suíça.

O hotel mais próximo, no entanto, fica apenas em uma cidade vizinha, de acordo com o prefeito.

Corpo de Michael Jackson tinha doses letais de anestésico, diz legista

0

O cantor Michael Jackson continha doses letais do poderoso anestésico Propofol no sangue quando morreu, dizem documentos do legista que examinou o corpo do astro em Los Angeles.

O resultado da autópsia do corpo de Jackson ainda está sendo mantido em sigilo, mas a informação do legista veio à tona quando foi tornado público o teor do mandado de busca emitido no Texas para investigar os escritórios do médico do cantor, Conrad Murray, em Houston.

O mandado incluía declarações do legista do condado de Los Angeles que confirmariam que Michael Jackson tinha níveis excessivos da droga no organismo após sua morte, o que poderia sugerir uma overdose. O escritório do médico legista não divulgou suas conclusões sobre a morte de Jackson.

O Propofol é um anestésico forte, normalmente usado em hospitais para sedar pacientes antes de um procedimento cirúrgico.

Michael Jackson morreu no dia 25 de junho depois de sofrer uma parada cardíaca em sua casa em Los Angeles. As circunstâncias que levaram à morte, porém, ainda não foram explicadas. A polícia entrevistou o médico do cantor, mas ele não foi apontado como suspeito.

Há notícias de que o legista concluiu que a morte de Jackson foi homicídio. A agência de notícias Associated Press diz que obteve a informação de fontes policiais mas não as identificou. A informação não foi confirmada.

Insônia

O correspondente da BBC em Los Angeles, Rajesh Mirchandani, disse que um homicídio pode ter sido doloso ou culposo (quando não há intenção de provocar a morte) e que os investigadores estão tentando estabelecer se há bases para esse tipo de acusação.

Conrad Murray disse que não fez nada de errado.

De acordo com as declarações do legista no mandado de busca, Murray disse à polícia que estava preocupado com o vício do cantor no anestésico Propofol e estaria tentando usar medicamentos alternativos.

A polícia encontrou diversos frascos do remédio na casa do cantor. Os medicamentos haviam sido receitados por diversos médicos, não apenas por Conrad Murray, que está no centro das investigações.

Murray foi contratado como médico pessoal de Jackson para uma série de shows em Londres que haviam sido marcados para julho. Em meados deste mês ele colocou uma mensagem de vídeo no site YouTube para agradecer aos que o apoiaram.

"Eu disse a verdade e eu tenho fé de que a verdade vai prevalecer", disse ele no clipe de um minuto.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Chove em SP e na maior parte do Sudeste nesta segunda

0

Muitas nuvens estão previstas para esta segunda-feira no Sudeste, devido a instabilidades formadas no centro-oeste neste domingo, segundo a Climatempo. Depois de uma tarde chuvosa, São Paulo amanhece com céu totalmente encoberto com nuvens baixas e névoa úmida, o que diminui a visibilidade para 4km. São Paulo tem mínima de 15°C e máxima de 20°C, e deve chover durante o dia na capital.

Confira a previsão do tempo nas regiões do Brasil de acordo com a Climatempo.

Sudeste
Nesta segunda-feira, o sol não aparece no norte de São Paulo, no Sul de Minas e no Rio de Janeiro. Deve chover ao longo do dia. Nas demais regiões paulistas, no Triângulo Mineiro, na Região de Belo Horizonte e no Espírito Santo há momentos de sol, entre muitas nuvens. Pode chover de forma passageira a qualquer hora. No norte de Minas Gerais, tempo firme, com sol e sem previsão de chuva.

Em Belo Horizonte, previsão de mínima de 13°C e máxima de 26°C. No Rio de Janeiro, a mínima é de 16°C e a máxima de 24°C.

Sul
O ar seco de origem polar deixa o tempo firme em todas as áreas gaúchas, no centro-oeste de Santa Catarina, no sul e no oeste do Paraná. Nessas áreas, o sol aparece forte entre poucas nuvens e não chove. Uma frente fria aumenta instabilidade naas demais áreas, provocando o aumento das nuvens e a possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora. A temperatura sobe, mas ainda faz frio.

Em Porto Alegre, mínima de 12°C e máxima de 24°C. Em Florianópolis, mínima de 16°C e máxima de 23°C. Em Curitiba, a máxima chega a 18°C, com mínima de 10°C

Nordeste
A instabilidade diminui nesta segunda-feira. O sol aparece fraco e ocorrem pancadas de chuva no sul e no leste da Bahia, a qualquer hora. Nas demais áreas, o sol brilah frote. Ocorrem chuvas rápidas e passageiras no litoral, entre o norte do Rio Grande do Norte e Sergipe, assim como no norte da região. Não chove no interior.

Centro-Oeste
O tempo fica firme e ensolarado no sul do Mato Grosso do Sul e no norte de Goiás. No centro-norte do Mato Grosso do Sul, no sul e no oeste do Mato Grosso e no sul de Goiás, o sol aparece pouco entre muitas nuvens. Nesses locais, chove de forma passageira a qualquer hora do dia.

Norte
Nesta segunda-feira, o sol predomina em todas as áreas do Norte, mas o tempo abafado provoca pancadas de chuva no Amazonas, em Roraima, no Acre, no Amapá e no Pará e em Rondônia. Uma grande massa de ar seco garante um dia de sol forte com poucas nuvens e calor, no sudeste do Pará e no Tocantins.

Bolsa Família é arma de Lula para 2010, diz 'El País'

0

O programa Bolsa Família permitiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser "aclamado como o líder mais bem avaliado da mais recente democracia brasileira" e deverá ser sua arma para afastar as más notícias com vistas às eleições presidenciais de 2010, segundo afirma reportagem publicada nesta segunda-feira pelo diário espanhol El País.

A reportagem do jornal espanhol é acompanhada de uma entrevista com o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, que afirma que a meta do governo brasileiro é erradicar a fome e reduzir a pobreza em 75% no país até 2015.

O repórter do jornal visitou a cidade cearense de Maracanaú, município de 200 mil habitantes próximo a Fortaleza, no qual 18.400 famílias recebem a ajuda média de R$ 95 mensais paga pelo governo. Segundo o jornal, a notícia do aumento de 9,67% nos recursos do programa para o próximo ano foi recebida na cidade "como um maná".

'Luta dura'
A reportagem observa que "ainda falta mais de um ano para as eleições no Brasil", que deverão ser "uma luta dura entre o Partido dos Trabalhadores (PT) do presidente Lula e a social-democracia que encabeça o governador do poderoso Estado de São Paulo, José Serra".

"A campanha já começou com Lula tentando se safar de um escândalo de corrupção que envolve um aliado político chave, o presidente do Senado, José Sarney, e apontando a candidata para lhe suceder, a ministra Dilma Rousseff, que luta neste momento contra o câncer", relata o jornal. "Uma das melhores armas que Lula tem para contrabalancear todos os seus males é o reconhecido programa Bolsa Família", afirma a reportagem, acrescentando que ele é semelhante a um plano adotado pelo governo mexicano e reconhecido internacionalmente.

Segundo o jornal, "Lula planeja chegar a 2010 tendo contribuído para que os pobres brasileiros sejam menos pobres e que a classe média deste país de dimensões continentais supere os 50% da população".

Pobreza aliviada
A reportagem observa que o Bolsa Família é o "eixo de uma complexa arquitetura de mecanismos de assistência aos estratos mais desfavorecidos" e que ajudou a aliviar a pobreza de 11,4 milhões de famílias. O jornal relata que os críticos do programa o acusam de ser "um remendo temporário para um problema de difícil solução" e que "dar dinheiro a fundo perdido a pessoas analfabetas dificilmente ajuda no desenvolvimento social de um país".

"Alguns afirmam inclusive que é uma forma descarada de comprar favores e votos com vistas às eleições", diz a reportagem. O governo responde, segundo o jornal, afirmando que a ajuda está sujeita a condições, como a obrigatoriedade de que os filhos menores de 18 anos frequentem a escola, que os pais cumpram a agenda de vacinações dos filhos e que as futuras mães se consultem com médicos durante a gravidez.

A reportagem termina afirmando que em localidades como Maracanaú "os funcionários do Ministério de Desenvolvimento Social repetem como um mantra que a pobreza segue sem ser bonita, mas, de certa forma, é agora mais digna".

Comitiva de mulheres chega a Brasília para defender Lei Maria da Penha

0

Representantes da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB) chega hoje (24) a Brasília para uma série de ações em defesa da Lei Maria da Penha. Nesta segunda-feira, elas terão audiência com o ministro Haroldo Rodrigues, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Amanhã (25) e quarta-feira (26), a comitiva vai avaliar a situação da lei e os riscos que ela vem correndo, além de participar de audiências no STJ - com o ministro Celso Limongi - e no Supremo Tribunal Federal (STF). Estão previstos também encontros com a bancada feminina no Congresso Nacional, com representantes da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres e com o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Durante as audiências será entregue petição online, com mais de 5 mil assinaturas.

Carro capota e arremessa ocupantes no RS; 5 morrem

0

Um acidente entre um carro e uma moto deixou cinco mortos em Campo Novo, no Rio Grande do Sul. O primeiro veículo, um Escort, capotou e as vítimas, que não estariam com o cinto de segurança, foram arremessadas para fora do automóvel. As informações são da Rádio Gaúcha.

Segundo a rádio, todos os mortos eram ocupantes do carro. O motociclista sofreu ferimentos leves, afirmou a Gaúcha.


domingo, 23 de agosto de 2009

Mercadante diz que errou ao anunciar "renúncia irrevogável"

0

Após a repercussão negativa de sua decisão em permanecer na liderança do PT no Senado, mesmo tendo dito que sua renúncia era irrevogável, Aloizio Mercadante (SP) publicou oito mensagens no site de microblogs Twitter para justificar a decisão. "Errei ao dizer que anunciaria uma renúncia irrevogável mas gostaria q vocês conhecessem as razões mais profundas q me levaram a essa decisão", diz o senador no microblog.

Mercadante pensou em deixar a liderança, segundo interlocutores, após ser desautorizado pelo partido na votação do Conselho de Ética, em que foram rejeitados os recursos contra o arquivamento das 11 denúncias e representações apresentadas contra o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Na quinta-feira, Mercadante anunciou sua saída, mas recuou após apelo do presidente Lula. "O presidente disse que sou imprescindível, apesar das divergências diante da postura do PT e do governo frente à crise do Senado", conta o senador no microblog.

"Não posso concordar com sua renúncia da liderança da bancada do PT", diz o presidente Lula em carta, divulgada no site do senador e no Twitter. "A bancada e eu consideramos você, Mercadante, imprescindível para a liderança." No pronunciamento feito na sexta-feira, Mercadante falou em frustração e descrença política ao lembrar o episódio no Conselho de Ética. Disse que sempre foi favorável à investigação dos atos secretos porque contrariam o princípio constitucional da igualdade e da transparência, mas defendeu uma investigação respeitando o direito de defesa.

Os senadores do Conselho de Ética engavetaram, na quarta-feira, por nove votos a seis, os 11 recursos contra o presidente do Senado. As 11 acusações haviam sido arquivadas sumariamente pelo presidente do Conselho de Ética, senador Paulo Duque (PMDB-RJ), aliado de Sarney.

Ele alegou que todas as denúncias são baseadas em notícias de jornais e nenhum documento foi anexado para embasar a acusação. A oposição recorreu dos 11 arquivamentos e, por isso, eles foram a votação nesta quarta-feira, sendo vetados definitivamente. Os votos dos senadores do PT, que estavam indefinidos até o início da reunião, determinaram o resultado.

Ressaca e ondas de quatro metros assustam em SC

0

A agitação do mar e os fortes ventos trouxeram ondas de até quatro metros de altura no litoral de Santa Catarina na tarde da sexta-feira e neste sábado.

Na sexta-feira, as rajadas de vento atingiram velocidades de até 45 km/h e a subida da maré assustou quem estava na praia do Campeche, na região sul de Florianópolis. Na manhã de sábado, a ressaca deixou um rastro de grandes pedras, sacos de areia e pedaços de asfalto espalhados pela areia da praia.

Depois de uma semana com temperaturas elevadas para o inverno, os termômetros voltaram a cair no final de semana. O vento dava a sensação de ainda mais frio. Em Urubici, na região serrana, os termômetros chegaram a marcar 0ºC nas primeiras horas da manhã deste sábado. Na capital Florianópolis, a madrugada foi de muito frio e os termômetros de rua marcaram 7ºC.

A previsão é de que o sol e o frio intenso prevaleçam até a tarde de domingo, quando a chuva deve atingir Santa Catarina. A instabilidade na região sul prossegue até a próxima terça-feira, quando o sol volta com força e trazendo temperaturas mais elevadas.

Menino de seis anos vira 'diretor de diversão' de museu

0

Um menino de seis anos de idade foi contratado como “diretor de diversão” no Museu Ferroviário Nacional, na cidade inglesa de York.

Sam Pointon, da cidade de Leicester, é fanático por trens e escreveu ao museu se candidatando para substituir o diretor do local, Andrew Scott, que estava se aposentando.

“Eu tenho um trilho de trem elétrico. Eu sou bom no meu trilho. Eu consigo controlar dois trens ao mesmo tempo”, escreveu Sam em sua carta.

Os coordenadores do museu ficaram tão impressionados com o entusiasmo do menino que ofereceram a ele o papel de diretor de diversão.

“É sempre fantástico ver crianças tão pequenas com uma paixão real por trens, assim como eu quando era menino”, disse o diretor do museu.

Emprego dos sonhos

Para Sam, trata-se do emprego dos sonhos.

“É o melhor trabalho do mundo. Eu amo. É muito divertido”, disse ele. “O meu favorito é o motor a vapor.”

Quando perguntado o que o qualifica para o trabalho no museu, Sam disse que já esteve em vários trens, incluindo o Eurostar (que liga a Grã-Bretanha à França através do canal da Mancha).

A mãe de Sam, Lorraine, disse que seu filho “como todo menino de sua idade, é louco por trens”.

“Ele acha que agora que tem esse trabalho não precisará ir mais à escola. Nós tivemos que dizer a ele que ainda precisa ir ao colégio”, disse ela.

Lorraine contou que a família estava de férias quando seu marido descobriu um anúncio em um jornal anunciando a aposentadoria do diretor do museu.

“Nós começamos a provocar Sam, dizendo que seria o emprego de seus sonhos”, disse. “Quando voltamos de férias, ele começou a escrever uma carta, e nós acabamos mandando.”

Ela disse que a família foi então convidada para visitar o museu e Sam foi declarado diretor de diversão.

“Foi a terceira visita de Sam ao museu, mas acho que voltaremos lá em breve.”

sábado, 22 de agosto de 2009

Astro de "Grey's Anatomy" aparece nu em vídeo caseiro

0

Astro de "Grey's Anatomy" aparece nu em vídeo caseiro
Seg, 17 Ago, 11h34

Los Angeles (EUA), 17 ago - Um vídeo caseiro descoberto hoje na internet mostra o ator Eric Dane, que interpreta o médico Mark Sloan na série de televisão "Grey's Anatomy", pelado em companhia da esposa, Rebecca Gayheart, e de outra mulher.

A gravação foi feita por Dane, Gayheart e outra jovem identificada como Kari Ann Peniche, uma ex-miss adolescente nos Estados Unidos. Segundo o site Gawker, que divulgou as imagens, os três estariam sob efeito de algum tipo de substância.

No vídeo é possível ver os três sem roupa e falando sobre os nomes artísticos que adotariam caso trabalhassem na indústria do cinema pornô.

A gravação, de 12 minutos de duração, foi feita em um quarto, primeiro sobre uma cama e depois na banheira. O vídeo, porém, em nenhum momento mostra conteúdo sexual explícito.
O advogado do ator e sua esposa, Marty Singer, disse que vai processar qualquer um que divulgue o vídeo.
"Pelo que vi, é um vídeo de pessoas nuas, não sexual", afirmou Singer.

Lei antifumo em Paris leva a aumento de queixas contra o barulho

0

A proibição de fumar em ambientes públicos fechados na França provocou o aumento das queixas contra o barulho causado à noite nas ruas por clientes de bares e restaurantes que fumam nas calçadas.

"As petições de moradores contra o barulho feito por clientes nas mesas ao ar livre vêm se multiplicando. Esse problema já existia antes, mas a lei antifumo agravou a situação", disse Thierry Ottaviani, presidente da Associação SOS Barulho em entrevista ao jornal Le Figaro.

Em ruas repletas de bares e restaurantes, muitos vizinhos pedem o fim dessas áreas com mesas ao ar livre, ocupadas principalmente por fumantes, afirma Ottaviani.

Segundo o Centro de Informação e Documentação sobre o Barulho (CIDB), a probição de fumar em bares e restaurantes, que entrou em vigor em janeiro de 2008 na França, contribuiu para o aumento do número de mesas ao ar livre nesses estabelecimentos.

Mais da metade

De acordo com o órgão, o número de pedidos de autorização para bares e restaurantes colocarem mesas nas calçadas cresceu 27% em Paris em 2008 na comparação com o ano anterior.

Somente no ano passado, após a entrada em vigor da proibição, mais de mil bares e restaurantes da capital francesa solicitaram autorizações para instalar mesas nas calçadas.

Mais da metade dos mais de 15 mil bares e restaurantes em Paris, 8 mil, pode colocar mesas nas ruas, segundo o CIDB francês.

Como atualmente é verão na Europa e as temperaturas na França têm sido elevadas, os clientes de cafés e restaurantes podem ficar ao ar livre a noite toda.

A proibição de fumar em locais públicos entrou em vigor na França em fevereiro de 2007, mas bares, restaurantes, tabacarias e discotecas obtiveram um prazo suplementar, até janeiro de 2008, para se adaptar à lei antifumo.

Outras cidades

Uma das áreas com o maior número de queixas contra o barulho dos clientes é a rua Mouffetard, próxima ao Panthéon, que possui inúmeros bares.

Os gerentes dos cafés e restaurantes dessa área foram convocados pela prefeitura para tomar providências. Alguns contrataram funcionários que ficam na rua fiscalizando o barulho feito pelos clientes.

Em Paris, as autoridades lançaram pela primeira vez desde a entrada em vigor da lei antifumo uma campanha de prevenção contra o barulho nos bares e restaurantes.

Pôsters que pedem aos clientes para “respeitar a tranquilidade da vizinhança” foram distribuídos aos donos desses estabelecimentos

Em outras cidades, como Grenoble, associações de moradores também se mobilizam contra as áreas dos restaurantes instaladas nas calçadas.

O centro histórico de Grenoble reúne cerca de 50 bares e restaurantes. Segundo um representante de uma associação de moradores do bairro, há queixas até contra as bitucas de cigarro deixadas no chão pelos clientes.