A Estônia, país da Europa setentrional, conseguiu um “milagre”: limpar 10 toneladas de lixo das suas florestas em cinco horas e sem a ajuda do super homem.
O problema: desde a independência da Estônia em 1991 lixo ilegal era jogado nas florestas e vias públicas diariamente pela população. A situação ficou tão grave que o governo não tinha condições de resolver no curto prazo. Além de limpar era necessário mudar a mentalidade do povo, que não olhava as florestas como um recurso indispensável para a manutenção do país.
Como resolver: Rainer Novak, empresário e presidente do Estonian Nature Fund teve a brilhante idéia do mutirão da limpeza, e lançou a campanha Let´s do it - 2008.
Estônia tem área igual ao estado do Espírito Santo
10 toneladas de lixo recolhidas
50 mil voluntários = 3% da população total
Mais de 40 empresas de coleta de lixo cooperaram com containeres e o transporte do lixo
Um objetivo: reciclar 80% do lixo recolhido, em 2008 somente 10% do lixo era reciclado.
As ferramentas: para localizar os locais onde havia lixo ilegal um software que trabalha com o Google Earth foi desenvolvido para achar e catalogar os pontos que deveriam ser limpos. Mídia: redes de tvs nacionais e locais,radio, mídia impressa,internet, outdoors e todos os meios alternativos de comunicação: skype, twitter, etc.
Envolvimento: Setores público e privado, ONGs e a população.
A grande motivação: ” Não era somente sobre o lixo, mas como envolver as pessoas de toda sociedade e mudar a maneira como elas enxergavam os arredores de onde eles moram e o papel de cada um na criação destes ambientes”.
O dia: 3 de maio de 2008
Sem comentários, só o máximo! Veja o filme que conta tudo.
0 comentários:
Postar um comentário